quarta-feira, 29 de abril de 2015

Jardim Publico da Ajuda / Praceta do Fontenário



Translation:

Jardim Publico da Ajuda

Este espaço verde, aberto ao público em Agosto de 2005, ocupa uma superfície de 11.500 m2. A pré-existência de bananais em plena produção e de um extenso muro de pedra seca para abrigo dos ventos, bem como a disponibilidade de água da Levada dos Piornais, constituíram um desafio e foram determinantes no desenho do Jardim, na medida em que se pretendeu assegurar um registo funcional da memória do lugar. Nesse contexto, propôs-se a delimitação de um conjunto de hortas municipais, cuja concretização em plena área urbana é uma inovação no concelho do Funchal. Uma das zonas mais emblemáticas do jardim é a Praça dos Dragoeiros, pontuada por um conjunto de 6 exemplares desta espécie da flora indígena da Madeira. A praça é atravessada por um canal de água adoçado a uma fonte-dragão.
Noutro ponto do jardim, uma estreita levada, com origem simbólica num til, executa um percurso sinuoso indo desembocar num pequeno lago, a partir do qual a água é novamente reciclada. A nível de equipamento destaca-se uma zona específica para crianças, um parque infantil, como também um parque geriátrico, dois campos para a prática da Petanca, um campo com tabela de basquetebol, duas mesas de ping-pong, três mesas para jogos, dois fontanários recuperados e algumas peças de arte urbana foram também incluídos neste espaço verde e 6 hortas municipais. Em termos de estrutura verde, o jardim dispõe de amplas clareiras relvadas, aptas a receber as mais diversas iniciativas, enquadradas por maciços arbóreo-arbustivos. Entre as espécies escolhidas a nota dominante vai para a flora tropical, podendo identificar-se 16 espécies distintas de palmeiras, no sentido lato. Nos estratos inferiores, a alternância de períodos de floração e a harmonia versus contraste entre cores, texturas e formas do material vegetal são as características mais visíveis.



Programa das Hortas Urbanas Municipais
Objectivos do projecto:

• Promover a agricultura urbana e contribuir para a segurança alimentar e a melhoria e diversificação das dietas;
• Demonstrar que os espaços verdes também podem ter uma função de produção, para além da protecção e do recreio;
•Servir de modelo para a ocupação espontânea de terrenos abandonados ou sem uso definido, responsabilizando os munícipes pela gestão activa dos espaços públicos;
• Recriar a ligação entre o campo e a cidade e incentivar o contacto com a Natureza;
• Melhorar a circulação da água e harmonizar a paisagem e o ambiente urbano em geral, favorecendo o conforto das populações e a biodiversidade potencial do meio.

CACHE:
Para realizar esta cache não precisa de cumprir os horários do parque.
O parque encontra-se aberto das todos os dias das 9 as 20 (Horário de Inverno) e das 9 as 22 (Horário de Verão).


Flag Counter

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

The best places to stay in Madeira

Feel like a local, find great places to stay and win a bonus for your first visit!

Geocaching Video